top of page

Bandagem Elástica

O  Método Therapy Taping é um modelo terapêutico que visa estímulos externos ao corpo para proporcionar melhor integração sensorial nos diferentes córtices cerebral. Busca-se o utilizar o feedback sensorial para conseguir uma resposta motora mais adequada. Método está baseado na neurofisiologia humana.  Usa-se uma bandagem elástica para promover um estímulo mecânico sobre o tegumento, que é o maior órgão sensorial do corpo humano, esperando-se o feedback sensorial.

A bandagem elástica pode auxiliar no tratamento em Fonoaudiologia na aquisição e adequação das funções do sistema sensório motor oral (deglutição, mastigação, postura de repouso dos lábios, assimetrias musculares), terapia de voz, integração sensorial, pós operatório de cirurgia ortognática, paralisia facial.

A bandagem em Fonoaudiologia possui diversas indicações de forma geral pode contribuir para otimizar e/ou facilitar diversas funções, além de ser um excelente recurso para diminuir dor e tensão muscular. Obter melhora das respostas motoras dos músculos trabalhados, além de para favorecer a drenagem linfática no trabalho fonoaudiológico de
pós operatório. Se utiliza a bandagem a partir de zero ano de idade (quando em neonato, idade corrigida). 

Indicações: Disfunções miofuncionais orofaciais; paralisia facial central e periférica; fissuras labiais; disfunções da cintura escapular com impacto na voz e excursão hiolaringea; otimizar a mímica facial em paciente com apraxias; drenagem linfática; disfagia; respiradores orais;
adaptação de prótese dentária; DTM; controle da sialorréia; SAOS; estética facial; otimizar funções de sucção, pressão intra-oral e frequência de deglutição, entre outras. 

Agende uma avaliação e saiba mais!

Design sem nome (2).png
Design sem nome (3).png

Felipe Goulart

CRFa nº: 7-10680

bottom of page