Disfagia
Disfagia refere-se a uma dificuldade em engolir – em que é preciso mais esforço do que o normal para mover os alimentos da boca para o estômago. Geralmente é causada por problemas nos nervos ou nos músculos, a disfagia pode ser dolorosa e é mais comum em idosos e bebês.
Quando a disfagia não é diagnosticada ou tratada, os pacientes correm um alto risco de aspiração pulmonar e subsequente pneumonia por aspiração secundária a alimentos ou líquidos que dão errado nos pulmões. Algumas pessoas apresentam "aspiração silenciosa" e não tossem ou mostram sinais externos de aspiração. A disfagia não diagnosticada também pode resultar em desidratação, desnutrição e insuficiência renal.
Os distúrbios da deglutição podem ocorrer em todas as faixas etárias, resultantes de anormalidades congênitas, danos estruturais e/ou condições médicas. Problemas de deglutição são um comum queixa entre os indivíduos mais velhos, e a incidência de disfagia é maior no idoso, e em pacientes que tiveram AVC. Estima-se que a disfagia afete cerca de 3% da população em geral (Kim JP & Kahrilas PJ, 2019).
As possíveis causas da disfagia incluem:
-
Esclerose lateral amiotrófica;.
-
Acidente vascular cerebral;
-
Doença de Parkinson e síndromes do parkinsonismo;
-
Radioterapia;
-
Quimioterapia;
-
Fissura labiopalatina;
-
Xerostomia (boca seca);.
-
Câncer de esôfago;
-
Câncer de Cabeça e Pescoço.